quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cuidados no verão- A saúde e beleza do corpo vem de dentro para fora

  Hello Divas!
  Com esse calor, quase insuportável desse verão é de extrema importância que saibamos como cuidar de nosso corpo, para que nossa pele, cabelos e unhas não sintam tanto as agressões externas como calor excessivo, alta radiação solar, muita transpiração, contato com cloro, sal e areia. Moramos num país lindo e tropical, e não podemos deixar de aproveitar isso por causa dos danos que o sol e o calor podem  nos causar, né?  É melhor aprendermos como lidar para podermos aproveitar ao máximo o verão com o mínimo e se possível nenhum dano.
Cuidados no verão

  Estava pensando aqui qual seria a melhor maneira de falar deste assunto tão importante, que são os cuidados com o nosso corpo e saúde no verão, então cheguei à conclusão que esse assunto é MUITO abrangente, e que seria melhor subdividir em posts menores para podermos falar mais e melhor de cada assunto.
   Vou dividir em 3 posts:
  1. Cuidados no verão-  A saúde e beleza do corpo vem de dentro para fora;
  2. Cuidados no verão- Cuidados com a pele do corpo e rosto no verão;
  3. Cuidados no verão- Cuidados com o cabelo e unhas no verão.
  Cuidar do corpo, vem ganhando um sinônimo muito superficial, tem sido associado a cuidar apenas da pele e dos cabelos, claro que os produtos utilizados no nosso dia a dia tem uma enorme função na manutenção da integridade e saúde da pele e cabelos, mas é muito importante também o cuidado com o corpo de dentro pra fora, visando sempre a reposição de líquidos, sais minerais e outras moléculas necessárias através da alimentação e hábitos do dia a dia, evitar alimentos gordurosos e condimentados e praticar exercícios regularmente.
  Vamos em tópicos flores, mais ou menos por ordem de importância.

1°) Em primeiríssimo lugar, sem dúvida o cuidado mais importante: Tome SEMPRE água.
Primeiro: Tome muita água
  Dois litros de água, é o mínimo necessário para manter o organismo hidratado e a pele viçosa no verão. A água é o hidratante mais barato e mais eficaz que existe, quando nossa pele está hidratada, as impertinentes rugas se tornam menos visíveis e a pele fica bem mais firme, além de ser a molécula essencial para a manutenção da firmeza e elasticidade da pele, deixando-a mais macia e brilhante, como pele de Diva mesmo, sabe? Sem contar que a água é o termorregulador do nosso corpo, sendo sua ingestão super importante para o correto funcionamento de todos os órgãos.
Água: o hidratante mais barato
  Mas não pensem, minhas Divas queridas, que o refrigerante e o suco artificial são bem vindos na hidratação do corpo, não devem ser consumidos frequentemente por causa dos produtos químicos presentes em sua composição.
  Tem uma receitinha milagrosa que sempre tento seguir: Beba três copos de água antes das refeições. Esse truque mantém o apetite sob controle, por que nos da uma sensação de satisfação. A água também ajuda combater o inchaço, mantendo o peso ou até mesmo favorecendo a perda de quilinhos extras.
  Você sempre vai escutar alguém dizer que não toma muita água por que não sente sede e que na maioria das vezes, na correria do dia a dia, se esquece, mas esse é um erro muito grave, a água é responsável por em média 70% da composição do nosso corpo, então só por esse dado, já dá pra termos uma ideia do quanto a água é imprescindível para a manutenção da saúde geral do nosso corpo. Quando ficamos com sede, significa que o nosso organismo já está desidratado, a sede é como um pedido de socorro do corpo, um sinal, e se você não atende a esse chamado, o corpo aprende a trabalhar com pouca água, diminuindo assim o metabolismo, o que dificulta muito o funcionamento do corpo, e inclusive, atrapalha na perda de peso.
Água: elemento mais abundante do corpo
  Eu mesmo sempre esqueço de tomar água e minha mãe fica o dia inteiro na minha cabeça quando estou em casa: ‘Júlia, Toma água!’ e confesso, é uma chatice, mas é muito importante criar esse hábito. Ah! E claro, a água de côco é um ótimo pedido nesse verão, pois funciona como um isotônico natural, repondo além dos líquidos, os sais minerais. Mas os hipertensos tem que tomar um cuidado especial, pela alta concentração de sais existente na água de côco.
Água de côco no verão

 Os alimentos ricos em água como saladas (especialmente as folhas), frutas e legumes são uma ótima opção no verão, além de garantir as fibras e vitaminas necessárias para chegar a tão sonhada beleza natural.
Coma muita salada no verão

2°) Cuidado com o sol, evite a exposição ao sol entre as 10 e 16 horas.
Segundo: Cuidado com o sol

  A exposição excessiva ao sol, nos deixa mais susceptível a várias doenças de pele, inclusive ao câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o que registra maior incidência no Brasil, e sem dúvidas está relacionado à exposição ao sol. Então, a melhor forma de evitar é criar hábitos corretos para a exposição ao sol, como por exemplo saber o que você compra quando compra um protetor solar. Os raios UVA favorecem o envelhecimento e os UVB, são responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão da pele, então, o melhor é procurar filtros com as duas proteções.
  Além do uso contínuo dos filtros solares, que falaremos mais a respeito no próximo post, é muito importante também o uso de roupa de algodão, por que esse material segura em média 90% das radiações, enquanto que os tecidos sintéticos deixam passar em média 30%. Mesmo sob guarda-sol é importante estar protegido, por que a areia reflete 17% da radiação solar e a grama 25%, sendo na água necessário o mesmo cuidado, pois os raios conseguem atingir até 40 cm de profundidade.
Se proteja dos raios solares

  E divas, por favor, não cometam o terrível erro de querer ficar bronzeada logo na primeira exposição ao sol, por que isso é difícil, o bronzeado vem entre o quinto e o sétimo dia de exposição, de uma a duas horas ao dia com FPS 15, e é melhor ter um bronzeado gradual, porém saudável, do que ficar como um pimentão e toda ardida com apenas uma exposição ao sol.
  Outro objeto muito necessário para a exposição ao sol, é o óculos de sol, por que tem função essencial à prevenção da catarata, sem contar que o excesso de radiação é lesivo para a córnea.
Use óculos de sol no verão

3°) Alimentação: Dê preferência a alimentos leves, como frutas e saladas, por que facilitam a digestão e o funcionamento do organismo.
Coma muitas frutas

  Com o calor, nossa pele naturalmente produz mais ‘sebo’, ficando assim, mais oleosa. A oleosidade excessiva da pele e o surgimento da acne tem inúmeras causas, sendo as alterações hormonais as principais responsáveis, mas a alimentação saudável pode amenizar muito os problemas.
  Então é bom, nesse calor, evitar o excesso de gorduras, ingerir uma quantidade adequada de proteínas (por que melhoram a recuperação tecidual e favorecem o equilíbrio celular), já falei e falo de novo BEBA MUITA ÁGUA, coma bastante frutas e folhas (por que esses alimentos são ricos em fibras tendo um papel importante na saúde da pele, pois contribuem para o funcionamento correto do intestino).
Alimentação adequada

  Uma alimentação adequada é essencial na manutenção da saúde e beleza, de nada adiantando fazer hidratações caríssimas, frequentar SPA’s e ficar horas no salão de beleza se houver carência nutricional. Seu cabelo, unhas e pele sofrerão se faltar nutrientes importantes que são conseguidos tendo uma boa alimentação.
A boa alimentação reflete numa pele macia e bem cuidada

  Melancia, manga, mamão, abóbora, cenoura, tomate e beterraba são ricos em betacaroteno, que age no processo de pigmentação, ajudando na preparação da pele para o sol e mantendo a cor do bronzeado sempre em dia ;).

4°) Pratique exercícios regularmente, mesmo no verão.
Verão, a melhor estação
  Se você não é fã de praticar esportes, é muito bom para o seu corpo que se torne, por que o exercício físico além de ajudar na queima de gordurinhas indesejadas, melhora a qualidade de vida e a disposição para o dia a dia. Agora, se você já é um atleta, ou se simpatiza muito pelos esportes, não pare por causa do calor! São as mesma boas e velhas dicas, beba muita água, tenha uma alimentação adequada e apropriada para o calor.
  E o filtro solar para os atletas? Tem que ser diferente sim Divas! Praticando esportes, você sua muito mais, sendo a retirada do filtro solar muito maior, sendo necessário além da reaplicação constante, o uso de filtros solares do tipo Sport, que tem maior resistência ao suor.
Pratique exercícios físicos mesmo no verão

  Divas, é isso, não precisamos nos esconder do sol e calor, temos que nos adaptar e aprender a lidar com essa estação, por que é muito linda e gostosa, mas também muito traiçoeira.
Aprenda a conviver com o verão

  E outra coisa, FAZEMOS QUESTÃO da participação de vocês, sugerindo assuntos, comentando sobre produtos, enfim, dando opiniões, por que esse espacinho não é meu e da Jana, é de todas nós!

  Um forte abraço e ótimo verão para todos!   :)

                                                                    Bju bju, Jú Vaz Tostes.

Pin It now!

3 comentários:

  1. Oi Júlia, muito boa a postagem!
    Eu sou desesperada pelo verão, pelo sol mas às vezes no quisito bronzear na primeira exposição! Adoro ficar esturricando logo quando o sol começa a aparecer! Mas estou me policiando.
    No verão sempre perco peso, por conta de tomar mais água e de não ter o mínimo de apetite para comidas pesadas. Me jogo nas saladinhas, mas devo confessar que tenho muito mais vontade de tomar cerveja bem gelada também hauhauhau
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pê! Pois é, adoro o verão também, mesmo com o calor, prefiro 1000 vezes derreter de calor do que tremer de frio! Sem contar que AMO os makes, as roupas de verão... amo tudo! Eu tô nessa de querer pegar um bonze antes do carnaval, to tomando sol 2 horas por dia, das 9 às 11 e acho que ta adiantando alguma coisa, o problema é que eu tenho uma dificuldade tremenda de pegar uma corzinha =/ , mas mesmo assim eu tento! hauhauhahaha.
      Essa parte das comidas mais leves é a que eu mais gosto! Adoro saladas, sucos, essas coisas bem verão mesmo, então tô em casa! Acredito que eu nasci no país certo, só queria morar numa praia, aí sim ia ter a vida que eu pedi a Deus! hauhauuahuahuah.
      Ah, não tem jeito, uma cervejinha bem gelada nesse calor é um néctar dos deuses, não tem como resistir, eu adoro. =)
      Um bjão flor e daqui uns dias posto mais alguns posts sobre cuidados diversos no verão!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Fala comigo Diva!
Tem algum espaço, blog ou afins? Deixa pra mim no fim do comentário! Adoro novidades e trocar figurinhas!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...