terça-feira, 25 de setembro de 2012

Esfoliação: Frescura? Será mesmo?

  Hello Divas!

  Vamos falar de um assunto importante para a pele? Então bora tagarelar sobre esfoliantes! Primeiro, vale a ressalva que o post está longo, mas vale a pena ler ok? 

  No meio de tantas coisas não tão úteis no nosso dia a dia (algumas totalmente inúteis), mas que querem que sejam imprescindíveis e tentam nos empurrar a todo custo, ficam perdidas muitas coisas que são realmente úteis, como os esfoliantes. Você sabe por que esfoliar a pele? Então o assunto aqui rende muito hoje!
  Muitas pessoas pensam que esfoliante é coisa de gente fresca que fica inventando modo de gastar mais dinheiro e acumular coisas inúteis, mas estão enganadas. Sabia que esfoliar a pele ajuda a economizar dinheiro, cash, money, bufunfa e do que mais você quiser chamar?? Isso mesmo, eu não estou ficando louca e nem querendo vender nada aqui, presta atenção que eu explico direito. Ao esfoliar  a pele você elimina células mortas e uma 'crosta' que é formada pelo acúmulo de hidratantes, suor, poeira e tudo mais que fica por aí pairando no ar esperando para grudar na sua pele. Essa crosta impede que o hidratante penetre de fato na pele, então com a pele 'protegida' pela crosta, você gasta mais hidratante pensando que sua pele precisa de maior quantidade e mais 'doses' por estar  muito ressecada, mas não, ela apenas não conseguiu absorver direito todo o hidratante, assim, gastando menos hidratante você economiza seu din din. :)
  Tanto no verão como no inverno o uso deles faz a maior diferença. No inverno investimos pesado em hidratação para nossa pele continuar macia mesmo com toda a secura do tempo, então a camada vai se formando e com o tempo parece que o hidratante não está mais funcionando, sem contar os óleos corporais que começam a entrar na brincadeira. E no verão, suamos mais e a pele fica mais exposta pois usamos menos roupa, aí já viu né?
  Então se eliminamos a 'crosta' da nossa pele, o hidratante fica livre para hidratar e nos fazer muito feliz.

  Mas pensam que é só no corpo? Nananinanão! O rosto também entra na roda! A renovação da nossa pele é a coisa mais linda e terrível que acontece, quando uma camada de pele fica velha e com um aspecto ruim já está na hora de outra entrar no seu lugar e isso acontece com uma frequência absurda. No rosto essa troca constante faz marcas de espinhas sumirem rapidinho e a pele ficar lisinha, mas em compensação, a cada camadinha de pele trocada envelhecemos mais, e por pior que seja pensar nisso, atividade metabólica é envelhecimento, a cada segundo nossas células ficam mais velhas e um dia o 'estoque' vai acabando e o metabolismo diminuindo e as marcas de idade chegando... mas essa é a vida.
  Voltando ao assunto: Esfoliar é preciso, e por favor não pensem que esfoliar a pele faz envelhecermos mais rápido, a esfoliação só tira a pele já morta ok? Parece ridículo dizer isso, mas juro que existem pessoas com esse pensamento.
  No rosto uso três esfoliantes:


  Estão por ondem de espessura das partículas esfoliantes (gastei!).
  O primeiro é da Avon, da linha Clearskin professional, o segundo é da Natura da linha Faces (já falei dele aqui) e o terceiro é da Avon também da linha Clearskin, mas vou falar deles melhor mostrando suas diferenças.


  O primeiro é o mais fino dos três, é um esfoliante de limpeza profunda de uso diário, então não poderia ser mais 'grosso' para não ferir a pele, ele é bem fininho mesmo. Ele é branco e as partículas azuis e dão uma sensação refrescante muito gostosa.
  O segundo é o meio termo, famoso em cima do muro. As partículas até que são grossinhas, mas são em menor quantidade e elas somem rapidinho durante a esfoliação. A parte cremosa dele é um sabonete, o mesmo da linha, então quando o uso nem uso o sabonete, já os outros é necessário lavar o rosto com sabonete antes para limpar e tirar o excesso de oleosidade.
  O terceiro é para 'limpeza pesada', suas partículas são maiores e é o mais esfoliante dos três, sempre quando o uso, depois do banho olho no espelho e vejo que minha pele até brilha de tão lisinha que fica, mas seu uso constante não é recomendado, na embalagem diz para usar de 3 a 4 dias na semana, mas posso confessar uma coisa? Uso todo dia. Sei que não é bom e que pode ferir a pele, mas minha pele tem muitos cravinhos, principalmente no nariz, então não tem outra forma, tenho que apelar. Mas também não é aquela esfoliada generosa todos os dias, dou uma esfoliadinha de leve, só pra manter a dignidade e em dias que parece que está precisando mais dou uma atenção maior à esfoliação. Uso ele no banho e os outros quando lavo o rosto durante o dia, por que se não a pele não aguenta e o rosto chega até a arder, então como eles são mais de boa, acho que não tem problema:


  Óh , aqui dá pra ver melhor o que eu estava falando, são bem diferentes né?

  Para o corpo as coisas são um pouco diferentes, eu uso apenas um esfoliante comprado e tenho uma receitinha que provavelmente vocês conhecem, ou pelo menos já ouviram falar, maaaas muita gente nunca tentou e deve virar o nariz toda vez que isso é mencionado. O que vocês acham de esfoliar a pele com fubá? Sim, eu sempre esfolio e posso dizer?? Geeeeents! É o melhor esfoliante que já usei. Sério, não tô brincando. Sabem por que? Por que ao contrário da maioria dos esfoliantes corporais, as partículas esfoliantes (adorei falar isso) não somem, não derretem e as esfoliação fica muito mais completa e a pele muuuito mais macia. Vou mostrar primeiro o esfoliante comprado, é o de Andiroba da Natura.


  Ele é um óleo esfoliante e as partículas são bem grossas, tipo sal grosso sabem? A medida que vai esfoliando o óleo vai fazendo efeito e a sensação é MARAVILHOSA, claro que como qualquer óleo, você tem que esperar secar e não se secar com a toalha, se não ela vira uma meleca e sai quase todo o óleo, mas se o dia não for corrido e você tiver um tempinho, vale muito a melecação, mas só em dias frios, por que se não derretemos, literalmente. Fora o cheirinho que é quase o melhor do mundo! Amo essa linha, uso todos os produtos, e meu corpo e cabelo me agradecem sempre. Perdoem a gênia que esqueceu de tirar foto da embalagem.
  Apesar das partículas serem mega grandes, a esfoliação não é tão intensa assim, é difícil mante-las na pele, elas ficam caindo e derretendo : ( . É uma pena por que ele é ótimo. Por isso, só ele não basta, preciso de algo mais 'radical' de vez em quando. É aí que eu apelo para a receitinha da tatara tatara vó. Vamos ver como eu faço?


  Tenho até um potinho no meu armário com fubá :).


  Sabonete líquido. Dá pra ser substituído por um em barra, não precisa sofrer, uso esse da Avon por que quando lançou me pareceu bem legal a combinação Lixia + violeta, comprei ele e o hidratante, e até que o cheirinho é bem gostoso, mas de hidratante tem só o nome. O sabonete tava lá no meu armário já fazia um bom tempo e eu ODEIO quando deixo algo estragar, mas eu não uso muito sabonete líquido, então tratei de  arrumar um uso pra ele.


  Misturo os dois e plim! Tenho um esfoliante ótimo e barato ;)
  Quando uso o sabonete em barra, molho a mão e faço bastante espuma com ele, depois coloco um pocuo de fubá na mão com espuma e o resultado é o mesmo do esfoliante feito com sabonete líquido.
  Pode ser coisa da minha cabeça, mas minha pele gosta muito dessa esfoliação, não sei se é por que a esfoliação é 'mais esfoliante' ou se o fubá realmente faz bem para a pele, estou pensando sobre.
  Se você não curtiu minha receitinha e nunca esfoliou a pele e está meio com o pé atrás sobre o uso de esfoliantes, faça o teste com essa receita, ninguém precisa saber, só para você sentir a diferença, depois é só escolher um esfoliante que lhe agrade e se jogar, por que toda pele ama ser bem tratada.
  Vou deixar algumas sugestões de esfoliantes comercializados.

  Tem dois na Natura que eu super recomendo. O de maracujá que é ótimo e tem o cheirinho muito bom. Que foto boa não?


  E o de mel e cereais. O cheirinho não é tão bom quanto o de maracujá, mas 'esfoliantemente' falando também é ótimo, a linha tododia tem outras fragrâncias se não me engano, mas a que conheço é essa.


  Já falei dessa marca aqui antes, a Kapeh é uma marca Trespontana que é tudo de bom. São produtos feitos a base de café que com certeza vale a pena conhecer. Meu produto preferido da marca é o hidratante iluminador que falei aqui.


  A Granado também tem esfoliantes corporais muito bons, se não me engano além desse de Ylan ylang, tem um de Calêndula e um de Castanha do Brasil.


  Divas, me perdoem pelas fotos de divulgação, não gosto disso, mas como falei na fanpage, meu pc morreu e estou a beira de um colapso, pois minha vida inteira está lá. Minhas fotos, tudo do blog, minha vida acadêmica inteira, minhas músicas, filmes e tudo mais que vocês imaginarem que dá pra guardar num pc. Sorte que tinha começado fazer esse post no fds. Então por favor, sejam compreensivas. Aproveito pra falar que devido a esse acontecimento catastrófico e minha burrice eterna, por que custava ter feito backup? o blog vai entrar numa 'seca' de posts, por que simplesmente tudo que tinha planejado para um mês do blog está inativo e se tudo der certo não estará perdido, cruzem os dedinhos comigo pfvr para meu HD não ter queimado. E aqui vai uma das dicas mais valiosas que aprendi esse ano: Tenha um HD externo. Eu providenciarei assim que meu computador estiver comigo novamente. Fica a dica.

  Claro que além da esfoliação do corpo e rosto é muito importante esfoliar os pés e as cutículas, não deu pra preparar nada a respeito dos pés, mas todos os produtos usados para o corpo valem para o pé, por que não? Claro que tem milhões de esfoliantes específicos para os pés no mercado, e uns muito bons por sinal, como a linha para pés da Avon, mas da pra quebrar um galho com os corporais mesmo se eles não forem oleosos. Sobre as cutículas, falei um pouco sobre esfoliação das belas aqui.

  Espero que tenham gostado do post e que tenha sido útil para vocês Divas! E você, tem alguma receitinha ou algum 'produtinho-maravilha' pra passar para nós? Então se joga que dica de Diva é o que há!
  
  Um super beijo Poison Make-Up!


  Bju bju, Jú Vaz Tostes.

Pin It now!

2 comentários:

  1. Vou tentar a receitinha caseira com fubá esse final de semana! Tenho um sabonete em barra da Neutrogena "Deep Clean" que eu amo, vou usar com ele :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta a receitinha e conta pra gente aqui Lays!
      =D
      Bju bju!

      Excluir

Fala comigo Diva!
Tem algum espaço, blog ou afins? Deixa pra mim no fim do comentário! Adoro novidades e trocar figurinhas!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...