domingo, 23 de dezembro de 2012

Arrisquei na cozinha: Tilápia ao molho de alcaparras e vinho branco.

  Hey Divas!

  Entónces, não vão se assustar ok? Como deu pra perceber pelo título, o assunto de hoje aqui no Poison é comida.=D
  Desde o começo do blog sempre que faço um prato diferente e o mais importante, gostoso, penso em postar aqui, mas depois sempre chego na conclusão que não tem nada a ver. Mas com o tempo a coisas mudam né? Nem sempre falo só de maquiagem, mas sempre o que falo aqui são coisas que gosto, e eu gosto de cozinhar (não ri, é sério!). Além do que, a maioria das coisas que faço, procuro receita na internet e nem sempre acho coisas legais só em blogs de culinária, então resolvi postar de vez em quando aqui minhas experiências culinárias. :)
  Então bora ver a receita?

  Sou uma cozinheira de buteco, vamos dizer assim, na maioria das vezes que cozinho é pra acompanhar a cervejinha, fazer um tira-gosto. Não cozinho com muita frequência no meu dia a dia por que tudo é muito corrido, durante a semana como na facul e fim de semana quando vou pra casa, como a comidinha da momi's ou da sogritcha. Mas a noite no fim de semana (principalmente nos sábados), eu e o Sr. Namorido sempre temos algumas ideias culinárias malucas, e nos guiamos pelo que vamos beber, e dessa vez não foi diferente, ele me ligou dizendo que tinha comprado um vinho branco e pediu pra eu bolar algo pra gente comer. Não sou entendedora de combinações entre comida e bebida, mas sei que não há nada melhor que um peixinho pra acompanhar um bom vinho branco seco, então saí pesquisando algum prato gostoso e diferente.




  Achei a receita original em um blog, mas não consegui achar o link, disse a receita original por que mudei algumas coisas, mas como não achei o link, não sei nem direito a receita original, então vou deixar a minha mesmo.

  • 1/2 kg de filé de tilápia;
  • 50 g de alcaparras;
  • 1 cebola;
  • Pimenta do reino branca à gosto;
  • Salsinha picada a gosto;
  • 1 colher de tomilho (mais ou menos);
  • Manteiga;
  • 1/2 xícara de chá de suco de limão;
  • sal a gosto;
  • Azeite de oliva;
  • 1/2 xícara de vinho branco;
  • 1 caixinha pequena de creme de leite;
  • 1 vidrinho de palmito.
  Como fiz?
  Primeiro lavei o peixe e deixei escorrer por um tempo, em seguida deixei ele marinando no suco de limão e pimenta do reino por mais ou menos 30 min.
  Enquanto o peixe ficou marinando, cortei os palmitos ao meio, dividindo o comprimento, e depois cortei ao meio de novo dividindo o diâmetro.
   Com o peixe temperado, em uma frigideira derreti uma colher de manteiga e coloquei um pouco de azeite (umas 2 colheres mais ou menos) e dourei a cebola, passei sal bem rapidinho nos dois lados dos filés e os coloquei para dourar os dois lados, mas é muito importante que a frigideira seja anti aderente para não grudar, e muito cuidado na hora de virar os filés, por que eles se quebram facilmente. Transfira os filés para uma travessa e reserve no forno aquecido em fogo baixo enquanto prepara o molho. 
  Na mesma frigideira derreta mais uma colher de manteiga e uma de azeite para dourar uniformemente o palmito, depois coloque sobre os filés e volte a travessa para o forno.
  Ainda na mesma frigideira em fogo baixo coloque o vinho e junte o tomilho, mexa até reduzir a metade e em seguida junte as alcaparras, mexa por uns 2 minutos, experimente e corrija o sal. Junte o creme de leite até tudo se misturar, mas sem ferver. Cubra os filés com o molho, salpique a salsinha picada e coloque novamente no forno por mais uns 5 minutinhos e prontinho! :)








 Fiz uma saladinha de ricota e tomatinho cereja pra acompanhar, não me lembro as quantidades, mas lembro como fiz. Depois de lavados eu cortei os tomatinhos em 4. Em um prato, cortei fatias de ricota e amassei com um garfo. Amassei bastante uns dois dentes de alho e misturei na ricota, mas tem que misturar direitinho para o gosto do alho não ficar muito concentrado. Misturei a ricota temperada no tomatinho e temperei com sal, bastante azeite e limão
 E aí o que acharam? Acham que rola postar minhas arriscadas na cozinha aqui no PMU? Fala comigo gats!

  Um super beijo Poison Make-Up!




Bju bju, Jú Vaz Tostes.

Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo Diva!
Tem algum espaço, blog ou afins? Deixa pra mim no fim do comentário! Adoro novidades e trocar figurinhas!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...