quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Arrisquei na cozinha: Bolo de côco com cobertura de gostosura e sorvete de creme

  Hey Divas!

  Hoje tem post para a coluna de culinária! :)
  Eu adoro cozinhar, e faria isso com muito gosto na vida, se de tudo nada der certo, eu abro um barzinho com tira-gostos diferentes :). Gosto muito também de inventar pratos, principalmente tira-gostos, mas nada muito elaborado, costumo ir no supermercado e ir pegando tudo que quero que tenha na receita aloka e na maioria das vezes costuma dar certo. 
  Hoje tem receita de um bolo que eu 'inventei' num domingo que eu e o Sr. Namorido estávamos doidos por um doce, na realidade eu só mudei algumas coisas no bolo e fiz um cobertura louca diferente com o que tinha aberto na geladeira, simples assim :). 


  O bolo é facílimo de fazer e ficou muito gostoso, aí eu resolvi fazer de novo no aniversário da sogritcha, vem ver os 
ingredientes:


1 pacotinho de bolo pronto de côco (eu uso o Vilma por que acho o mais gostoso e menos artificial);
1 vidrinho de leite de côco;
1 pacotinho de côco úmido (daqueles que são ralados mais grossos.)
2 ovos;
1 caixinha de leite condensado;
1 caixinha de creme de leite;
Chocolate em pó (eu uso Nescau por que é menos doce, e na receita já tem leite condensado).
Um copo de leite.

  Modo de fazer:

  Bolo:
  Faça a receita do bolo como manda na embalagem usando os 2 ovos, a massa pronta e no lugar dos 200 ml de leite, coloque 100 ml (mais ou menos) de leite de côco e complete até os 200 com leite normal. Coloque a massa em uma forma redonda com furo central (não se esqueça de untar bem a forma!) e polvilhe por cima mais ou menos a metade do pacotinho de côco ralado.
  Quando o bolo estiver pronto, espere ele esfriar um pouco e desenforme, é importante que o bolo não esteja frio para não quebrar. Quando você virar ele para desenformar, a maioria do côco que você colocou por cima vai cair, ele vai estar torradinho, reserve em um potinho esse côco que cair.
  Complete o vidrinho do leite de côco com leite e agite, com essa mistura, você vai umedecer o bolo. Fure o bolo com um garfo ou espetinho de churrasco fino, mas cuidado para não furar demais e ele desmontar, é só para facilitar a entrada do líquido, e umedeça o bolo devagar para que todo a mistura seja absorvida


  Calda:
  Essa é a parte mais difícil de explicar, por que eu não tenho uma medida, o que eu quero é que a calda seja como um brigadeiro com bastante chocolate e bem mais molinha, então eu coloco mais ou menos meia caixinha de leite condensado, mais da metade da de creme de leite e umas 10 colheres cheias de chocolate para começar. Levo ao fogo sem parar de mexer, quando o 'brigadeiro' começar a querer levantar fervura, vá colocando o leite aos poucos. A medida que você for achando necessário, vá adicionando mais dos ingredientes até atingir o ponto e a cor que você deseja. Prometo que da próxima vez que eu fizer, marco as quantidades e faço um update nesse post.
  É bem no 'olhômetro' mesmo sabe? Mas eu garanto que funciona. 
  Cubra o bolo com mais ou menos 2/3 da calda e guarda o que sobrar.


  Dá uma olhada na calda, ela não é muito consistente nem muito fluida.


  Olha como fica:



  Para dar o toque final ao bolo, polvilhe o restante do côco ralado por cima e depois o côco torrado que 'caiu' do bolo.


  Ele fica assim, bonito e gostoso. Se você quiser comer assim, tudo bem, mas o toque final que deixa essa sobremesa umas 100 vezes mais gostosas:


  Geeeente, esse bolo combina MUITO com sorvete de creme! O restante da calda que você separou vai ser usado para jogar por cima do pedaço de bolo e da bola de sorvete. Eu só aconselho, dar uma 'raleada' na calda com leite, aí para não ficar muito sem cor é só acrescentar mais algumas colheres do chocolate.
  A calda dessa foto tá muito molinha, mas essa foi da primeira que fiz (é que dessa vez me esqueci de tirar foto do prato 'montado'), nesse das outras fotos a calda ficou mais consistente e gostosa, tô aperfeiçoando a receita gente! 

  Nesse calor é tudo de bom! :)
  Muita gente não gosta de bolo de massa pronta, mas esse de côco da Vilma é muito bom, acho que vale a pena. Mas se você tem 'as manha' de fazer um, se joga! :)

  E aí Divas, o que acharam? Gostam de receitas aqui no PMU? Fala comigo, vai!

  Um super beijo Poison Make-Up!


Bju bju, Jú Vaz Tostes.

Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo Diva!
Tem algum espaço, blog ou afins? Deixa pra mim no fim do comentário! Adoro novidades e trocar figurinhas!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...