sexta-feira, 8 de março de 2013

08 de março: Mas por que mesmo?

  Hey Divas!

  Que hoje é dia da mulher todo mundo sabe, mas quem se preocupa em saber por que esse dia foi criado? Não, não é dia de ganhar flores nem chocolate, já que tem um dia oficializado no calendário internacional, que tal usar esse dia para pensarmos em como somos tratadas na sociedade?

  Muita gente justifica dizendo: "Nossa, mas perto do que acontecia antes estamos muito bem! " e realmente, as coisas melhoraram bastante, mas é suficiente? Você, como mulher, realmente acha que as coisas estão indo bem? Você realmente acha que atingimos a situação desejada? Que realmente somos respeitadas como devíamos perante a sociedade?
  Se você acha que sim, eu aconselharia rever os seus conceitos, mas opinião é aquilo né, cada um tem a sua. 
  Em primeiro lugar voltemos ao início do texto, por que esse dia existe? No dia 08/03 de 1857 em Nova Iorque, cerca de 130 tecelãs foram assassinadas na fábrica de tecidos onde trabalhavam. Por que? Por que resolveram fazer uma greve e ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho. Elas queriam redução na carga horária (de 16 para 10 horas diárias- isso mesmo, as fábricas exigiam 16 horas)  e equiparação dos salários com o dos homens, as mulheres chegavam a ganhar até 1/3 do salário dos homens, realizando as mesmas atividades. Foram então trancadas dentro da fábrica que foi incendiada.

  Quer manifestação maior de machismo puro e podre? Então dia 08/03 foi oficializado dia Internacional da Mulher em homenagem a todas essas mulheres assassinadas lutando por seus direitos.
  Ainda assim você continua achando a data 'fofa'? Agora eu pergunto, pra que será que serve esse dia? Ainda é pra dar flores e chocolates às mulheres? Tudo bem lembrar do dia e querer presentear as mulheres importantes na sua vida, mas só isso basta? Não. Se não houver respeito e vontade de mudar os conceitos da sociedade, de nada adianta 08 de março, e todas aquelas e muitas outras mulheres pela história morreram em vão.

  Um pouco além da violência direta e bem mais difícil de ser visualizada está a violência verbal, a opressão que sofremos cada dia da nossa vida.
  O simples ato de você estar passando na rua e algum homem 'mexer' com você é um ato machista. Não sei vocês, mas eu fico super constrangida e isso é uma forma de opressão. Opressão a mulher que tem a 'obrigação' de ser bonita, gostosa e estar nos 'padrões de beleza'. Como vocês devem saber, de maneira alguma sou contra as mulheres se arrumarem, se maquiarem, se perfumarem. Sou contra os homens acharem que fazemos isso por eles e para eles. Sou contra isso virar uma regra. Sou contra a padronização da beleza, onde você tem que ter cabelos lisos, ser magra e extremamente passiva para ser interessante. Se você gosta de se arrumar, que faça isso pra você, e não para os outros. Se você não gosta, essa é a sua ideologia e ninguém tem nada a ver com isso. Onde tá escrito que todas as mulheres tem que gostar de maquiagem?

  O fato de uma mulher sair cada vez com um homem te dá o direito de chamá-la de puta? O que você tem com isso, me diga? E o mais importante, o que é ser puta? Quem somos nós para julgar? Por que um homem que sai com muitas mulheres não é puto? Por que assim impôs a sociedade e você alegremente aceitou, e contribui todos os dias para que isso não mude, por que o ser humano tem uma necessidade imbecil de rotular as pessoas e suas atitudes.
  E por essas e outras muitas atitudes, fomentamos o machismo nos dias de hoje. São atitudes que não parecem exprimir machismo, mas que se analisadas, nada mais são do que conceitos machistas que enfiam na nossa cabeça desde quando nascemos.

  Já que é pra comemorar, que seja por uma luta vencida, que seja pelo respeito adquirido, e não por um dia como todos os outros dias do ano. Essa data não tem sentido nenhum se não lutarmos por nossos direitos, se não fizermos por onde, se não nos conscientizarmos sobre os fatos.

  Feliz 08 de março para todas as mulheres que lutam, que agitam, que aguentam toda manifestação de machismo mas que não se calam, pra todas as mulheres que tem 'que matar um leão por dia' e ainda chegam em casa e conseguem ser boas mães, boas amigas, se arrumar, ir pra balada e no outro dia começar tudo de novo. Enfim, parabéns para todos nós mulheres!

  Um post sem indicação de produtos, sem maquiagem, sem tag, apenas com um pouco de coisas que ficam martelando na minha cabeça.

  Um super beijo Poison Make-Up!


Bju bju, Jú Vaz Tostes.

Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo Diva!
Tem algum espaço, blog ou afins? Deixa pra mim no fim do comentário! Adoro novidades e trocar figurinhas!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...