quarta-feira, 10 de abril de 2013

Comércio de peles: Quanto vale a sua pele?

  Hey Divas!

  Nunca tratei de um assunto desse tipo aqui no Poison, mas nunca é tarde né? Ainda mais quando o assunto é sério desse jeito. Então peço que por favor leiam até o fim e assinem a petição.
  Acredito que muitos tem a consciência de que no final das contas a movimentação do mercado é feita pela maioria, se a moda agora é militarismo, muitas marcas vão fabricar roupas e acessórios com essa estampa para continuar atendendo os gostos das consumidoras que agora só usam estampa militar. Acontece que essa influência nas tendências vem de cima e se apresenta de forma vertical, ou seja, as grandes marcas lançam alguma coisa ou apenas fazem uma releitura de alguma peça ou tendência e isso se torna febre em todos os setores da  moda, desde alta costura até coleções para lojas de departamento. É realmente 'ditar moda'.

  O que eu quero dizer com isso? Que se você não se sujeita às tendências como um robô que segue tudo que lhe é mandando, você não alimenta esse ciclo vicioso. Mas o que tem por trás de alimentar esse ciclo?
  Não tem jeito, se o 'povão' não gosta, a tendência não 'vinga'. Mas infelizmente, hoje em dia não tem mais isso da galera não gostar, mesmo não gostando, quando o negócio vira 'moda' usa assim mesmo e depois vem com desculpas de que não é que não gostava, é que antes não cabia no seu estilo e blá blá blá. Façam-me o favor, você tem o direito de ser uma pessoa que 'segue tendências', e isso é problema seu, mas hipocrisia? PFVR.
  As grandes marcas que estão no poder lançam os conceitos em doses homeopáticas e em no máximo 2 anos o estilo ganha as ruas e aí é salve-se quem puder para não ser confundido com a multidão.
  Mas o fato é que rola muita grana nesse setor da indústria, e uma coisa que sempre me faz pensar é: Qual é o interesse dessa galera? Por que um ano a moda é xadrez e no outro é floral. Por que um ano casacos de couro são legais e no outro os de pele é que são 'descolados'? Algum interesse essas grandes marcas tem e não se trata apenas de 'Ditar a moda'. E já que entramos nesse assunto, o que é estar na moda? É ficar todo mundo igual? É pertencer em cada época a um estilo diferente? Putz, se for isso eu realmente prefiro ser 'over'.
  Agora, o que isso tem a ver com comércio de peles? Tá beleza, as marcas jogam o conceito que durante um tempo é trabalhado e se tornam tendência no lookbook.nu e afins das 'it girls', e depois começam aparecer por tudo que é canto. Tá ótimo, cada um com sua filosofia de vida né? Mas se você segue o que as marcas ditam, você de certa forma está carregando parte da filosofia da marca e a responsabilidade da produção das peças que você compra. Então se você compra roupas de uma marca que usa peles, dentes e seja lá o que for de animais, você está contribuindo, ou melhor, você está pagando para matarem o animal, simples assim. Sinceramente, acha que o sangue não está nas suas mãos?
   Essa foto é de um manifesto, não é sangue de verdade ok? Mas seve para começarmos a pesar: 'E se fosse em mim?'
  Eu sinceramente fico chocada em pensar que ainda tem pessoas que aceitam isso. Gente, qual o preço por estar na moda? O que os animais tem a ver com isso? Por que continuar nessa moda de falta de humanismo e sobra de crueldade sendo que existem no mercado peles fake que são muito parecidas com as dos animais? Nem se ainda não existissem isso não justificaria, cada um na sua, por que diabos devemos querer a pele de outros animais? Eu sinceramente não entendo nem consigo ver glamour nenhum por trás desse cenário horrível e frio de sangue e maldade.
  Mas antes eu ainda pensava, na minha humilde inocência, que os animais não sofriam, que eram mortos antes das peles serem retirados. Não que isso fosse menos pior, mas era menos assustador, sei lá. Mas descobri que não, as peles são arrancadas por partes, com eles ainda vivos.
  Esse é um vídeo gravado por ativistas.

   Ficaram abismados como eu? Me desculpem pelo vídeo, é duro mas é a realidade e tem que ser vista, ser falada, se não nunca vai haver mudança.
  Sinceramente, não consigo imaginar o indivíduo que tem coragem de fazer uma coisa dessas. É muita falta de amor, muita maldade, uma mistura horrível dos piores sentimentos.
  E vocês sabem por que isso ainda acontece? Por que ainda tem aceitação no mercado, por que ainda existem pessoas que só pensam no próprio umbigo e que pagam horrores para não ter diretamente sangue nas mãos.
  Esse outro vídeo que vou deixar é super forte e chocante, eu não consegui ver até o final e pulei várias partes das que vi, mas é assim que acontece. Vou deixar só o link, quem tiver estômago e sangue frio e estiver afim de ver o lado real das coisas, tá aí um vídeo bem 'esclarecedor'.
  É claro que não estou falando que nós, que não temos dinheiro para comprar um casaco de pele temos culpa direta, por que afinal de contas não pagamos pelo produto, estou falando do efeito geral de como funciona o mercado da moda e como ele é influenciado e alimentado, e sim, temos muita culpa disso acontecer dessa forma, das grandes marcas acharem que a moda lançada por elas é lei, e é isso no final das contas que faz com que as pessoas que tem grana comprem as peças, nada além de status puro e podre.
  E isso é aplicado em todos os setores, se compramos cosméticos de marcas que testam em animais, estaremos financiando diretamente essa prática. Por isso eu acho que rola muito pesquisar antes sobre a marca, tá que é super difícil e nem sempre temos informações verdadeiras, as marcas fazem de tudo para esconder, mas com certeza vale a pena tentar.
   Aqui tem um link de uma petição para a proibição da exportação e importação de peles no Brasil, peço que quem se sensibiliza e acredita na causa assine, por favor. É super rápido, só preencher os campos com e-mail, nome e país.

  Sabem o que me deixa mais revoltada/descrente nas pessoas? Eu não consigo entender como o ser humano é tão arrogante e egoísta. Em nome de que? Por que? Digo isso em todos os sentidos, com o planeta, com as plantas, com os animais, com seus semelhantes. Me recuso a pensar na nossa raça como seres pensantes. Infelizmente. 
  É tão difícil pensar que as vezes não temos direito de fazer as coisas da forma como estamos fazendo? Que estamos piorando as coisas cada vez mais? Não entendo.
  Só duas últimas perguntinhas para pensarmos a respeito: Você gostaria de ser escalpado vivo? Eu não. Quanto vale a sua pele? A minha não tem preço. Pense nisso.
  Me desculpem o texto enorme, mas precisava vir aqui falar o que penso e expressar minha indignação.


  Bju bju, Jú Vaz Tostes.

Pin It now!

2 comentários:

Fala comigo Diva!
Tem algum espaço, blog ou afins? Deixa pra mim no fim do comentário! Adoro novidades e trocar figurinhas!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...