sábado, 17 de agosto de 2013

Arrisquei na cozinha: Risoto de salmão e alcaparras

  Hey Divas!

  Como faz tempo que não posto nenhuma das minhas arriscadas na cozinha e como hoje é sábado dia de enfiar o pé na jaca e comer tudo que tem direito, hoje trago pra você um prato fácil de fazer, com um mínimo de 'requinte' gastei  vocabulário mesmo, muito gostoso e que dá pra ser adaptado de várias formas. Sempre penso assim, quer convidar os amigos para um jantar e não sabe o que fazer e/ou não tem muitas habilidades culinárias? Faz risoto amigue! Na maioria das vezes é fácil e dá pra impressionar sem ter que ser quase uma chefe de cozinha. A receita é de risoto de salmão e alcaparras.
Receita de risoto de salmão com alcaparras.
  Desculpem a foto tosca, mas eu e o namorado estávamos famintos e acho que ele ia me matar se depois de tanta espera eu resolvesse fazer uma 'sessão de fotos' com o risoto quentinho, hehe. Fiz para comemorarmos o dia dos namorados, já que moramos em cidades diferentes e no dia dos namorados mesmo não estávamos juntos.
  1. 500g de arroz arbório (não fica legal com arroz normal);
  2. 600g de salmão picado (em tirinhas ou quadradinhos);
  3. 1 taça de vinha branco seco;
  4. 1 caixinha de creme de leite;
  5. 80g de alcaparras;
  6. 300g de queijo mussarela ralado;
  7. 1 cebola média picada em quadradinhos;
  8. 6 dentes de alho amassados;
  9. 4 colheres de sopa de manteiga;
  10. 4 colheres de sopa de azeite;
  11. sal e pimenta do reino a gosto.
Ingredientes receita de risoto de salmão com alcaparras.
  Caldo: Não gosto de usar Knorr e afins quando cozinho, mas como sou muito organizada e fiz minha lista antes de ir ao supermercado, me esqueci de comprar os ingredientes para o caldo, então tive que usar um caldo Knorr de legumes. Não tenho receita certa para o caldo sabem? Coloco tudo que acho que combina com a receita em uma panela com água fervendo e deixo soltar bastante o gosto das coisas. Rola demais salsão, cebolinha, alho poró, tomilho, manjericão e o que mais você achar que dá certo. Mas como disse, usei caldo Knorr, então é só colocar o tabletinho na água e deixar dissolver, mas tem que estar constantemente fervendo até o risoto ficar pronto. A quantidade de água do caldo também não tenho muita medida não, geralmente coloco 3 vezes a medida de arroz, tipo, coloco o arroz nesse copos graduados e coloco três vezes a quantidade de água e deixo o pau moendo a água fervendo. 

  Risoto: Coloque o azeite em uma frigideira e deixe dar uma leve aquecida, em seguida coloque a cebola e mexa até ela ficar transparente (não até dourar ok?). Coloque o salmão e mexa levemente quando necessário para não quebrar todo o salmão, esse passo é rápido, é só para dourar levemente o salmão, coloque um pouco de sal e de pimenta do reino e deixe dar uma cozinhadinha rápida por no máximo 4 minutos no fogo médio, não se esqueça que alcaparras são MUITO salgadas, então coloque o sal aos poucos pra não ter perigo de errar a mão no sal. Desligue o fogo e reserve.
  Em uma panela derreta a manteiga, dê uma leve dourada  no alho e coloque o arroz, mexa até dar uma fritadinha no arroz. Para risoto, deve-se mexer bastante o arroz, ao contrário do arroz normal. Em seguida faça uma deglaçage com o vinho branco (vulgo, coloque o vinho branco e deixe secar o álcool), assim que secar, comece a colocar em pequenas porções o caldo, deixe secar e coloque mais um pouquinho e assim por diante. Quando o arroz estiver quase no ponto, coloque as alcaparras e deixe dar uma fervidinha rápida com o arroz. Coloque o queijo e o creme de leite, mexa bem, corrija o sal e coloque o resto da pimenta do reino e adicione o salmão, mexa levemente para não quebrar todo o salmão e tcharan! Tá prontinho :).

  E aí Divas, gostaram da receita? Tem alguma boa pra passar pra gente? Fala aê! ^^
Um super beijo Poison Make-Up!
Bju bju, Jú Vaz Tostes.

Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo Diva!
Tem algum espaço, blog ou afins? Deixa pra mim no fim do comentário! Adoro novidades e trocar figurinhas!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...